Considerando a existência da grande quantidade de cães de raça que não tem seus antepassados registrados, que ficaram sem registro por diversos motivos, ou ainda que foram registrados em entidades não reconhecidas pela IBC, este cão terá a oportunidade de ser avaliado por um de nossos juízes cinófilos que irá confrontar a morfologia do exemplar ao padrão oficial da raça pleiteada, e uma vez aprovado, poderá prosseguir com o Registro Inicial.

Emitido o Registro Inicial, este cão esta apto a participar de exposições e reproduzir dentro de determinada raça;

No Registro Inicial o pedigree não terá arvore genealógica, desta forma o registro da linhagem inicia-se a partir do cão que será registrado, e por isso ressaltamos que somente na 4ª geração os descendentes serão considerados “puros por cruzamento”.

O fato do cão receber o Registro Inicial não significa ser um indicador de se tratar de um excelente representante da raça. Ele é um certificado de que o cão atende aos mínimos critérios exigidos pelo padrão estabelecido para determinada raça.

Quando o criador não possui o pedigree de ambos os pais. Se somente o pai ou somente a mãe tiverem pedigree, também é necessário o Registro Inicial.

Esse serviço prestado não deve ser utilizado por clientes inadimplentes, que não receberam o pedigree por não ter o cachorro devidamente quitado. Caso seja comprovado, cães que não foram pagos integralmente ao canil de origem, terão os documentos cancelados bem como de toda sua descendência, e ainda, o solicitante será banido permanentemente da IBC. Os valores pagos pelos serviços não serão devolvidos.

Como ?

Pré requisitos:

ABERTURA DE CANIL

O solicitante precisa ter um canil registrado na IBC, o nome do seu cão será composto com o nome do seu canil.

AVALIAÇÃO DE CÃO

A IBC dispõe de juízes cinófilos que através de foto/vídeos avaliarão se o seu animal está de acordo com o padrão racial solicitado.

Após a confirmação do pagamento:

7 dias úteis para confecção e postagem do documento

+

Prazo de entrega do Correios

1 – Os cães devem passar pela Avaliação antes de requererem o Registro Inicial.

2 – Cães com menos de 12 meses (ainda em formação) que tiverem sido negados na Avaliação, poderão fazer novas solicitações até completarem 12 meses (sem custo adicional).

3 – Cães acima de 12 meses só terão direito a uma avaliação. Caso não sejam aprovados, não poderão ser reavaliados.  

4 – Para registrar o cão é necessário possuir Canil aberto na IBC.

5 – Todo cachorro aprovado na Avaliação deverá ser microchipado ou ter exame de DNA, feito por veterinário devidamente inscrito no CRMV.

6 – A confirmação do pagamento deve ocorrer em até 7 dias corridos a contar do requerimento. Ultrapassado tal prazo sem confirmação de pagamento o requerimento do serviço poderá ser solicitado novamente;

7 – O prazo para confecção e postagem do documento são de 7 dias úteis a contar da confirmação do pagamento. O prazo para entrega do documento é de responsabilidade do serviço contratado (Correios, transportadora, retirada no local, etc.).

8 – Caso algum documento seja enviado errado ou incompleto o prazo se estende para 10 dias úteis após envio da documentação faltante.

9 – O endereço preenchido no formulário deve ser o de destinatário para todos os documentos provenientes de serviços requeridos. 

10 – As informações prestadas no formulário são de inteira responsabilidade do requerente.